Rosa Saraiva

Médica Dentista – OMD 3205

“Sonho poder ter mais tempo para partilhar com os amigos e a família”

Nasceu em Viseu e iniciou o seu percurso escolar em Queiriz (Fornos de Algodres). Aos 11 anos regressou a Viseu onde conclui o ensino secundário no Liceu Alves Martins.

Iniciou o seu percurso académico na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra onde conclui a licenciatura em Medicina Dentária a 31 de julho de 2000.

Em 2002 realizou na Universidade de Zurique (Suíça) formação na área de Prótese Fixa e Removível, Periodontologia e Implantologia. No mesmo ano fez formação no âmbito de Materiais Dentários no Eastman Dental Institute For Oral Healthcare Sciences – Universidade de Londres (Inglaterra).

No ano de 2003 realizou formação na área da “Human Interaction” na Universidade de Colónia, Berlim (Alemanha).

Realizou diversas formações nas áreas de Cirurgia Oral e Implantologia, de Odontopediatria, Endodontia, Estética e Reabilitação Oral, Prótese Fixa e Removível, Sedação Inalatória Consciente, Microcirurgia, Cirurgia Mucogengival e Injetáveis Terapêuticos e Estéticos.

É membro da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF), da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI), da Sociedade Portuguesa de Estética Dentária (SPED) e da Sociedade de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD).

Dedica-se particularmente à Dor Orofacial e Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) através de uma abordagem multidisciplinar, à Periodontologia pela sua vertente estética, conservadora e regenerativa dos tecidos de suporte das peças dentárias (áreas muitas vezes descuradas) e à Reabilitação Estética.

Nos tempos livres (rarissímos…) gosta de viajar, descobrir novas culturas e a História de cada local. Gosta de cinema, música, de expressão plástica, artística e…. de inovar na culinária (às vezes corre mal…).

Um dos primeiros livros que a marcou, ainda criança, foi “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott. Uma das músicas da sua adolescência que recorda com carinho é “The Sound Of Silence”, de Simon & Garfunkel. Gostou particularmente de ver o espetáculo “O Quebra Nozes”, apresentado pelo Russian Classical Ballet.